Conecte-se conosco

Imprensa

Sobre Javier Bolsonaro, imprensa e redes sociais

“O Globo” escreveu um texto de três parágrafos para repercutir uma brincadeira no Twitter – o perfil @cotore se fez passar por Donald Trump para sacanear o presidente do Brasil, “Javier” Bolsonaro.

“Nas últimas horas, uma onda de desinformação tomou as redes com o intuito de mostrar um desprezo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com Jair Bolsonaro”, escreveu o jornalão.

Ora, a função da imprensa é informar, não confundir. Mais: a função da imprensa é informar e proteger o aparato democrático das investidas de Bolsonaro – o Jair, não o Javier.

Se a mídia mainstream deseja aproveitar a criatividade da internet para aumentar a audiência, tudo bem. Basta abrir uma editoria de humor. Criar uma moldura, inserir um disclaimer, qualquer coisa assim.

O combate às fake news e ao sucateamento do jornalismo deveria começar nas grandes redações.

Sorte de Javier Bolsonaro as coisas serem assim.

***

O QUE O TELEGUIADO JÁ ESCREVEU SOBRE FAKE NEWS, COMUNICAÇÃO E IMPRENSA
“A apuração dos fatos, e isso é ensinado em qualquer escola de comunicação, de qualquer país, ocorre antes da publicação das reportagens. O webjornalismo tupiniquim abriu mão dessa regrinha básica. Prefere publicar todos os absurdos pendurados nas redes sociais e, três horas depois, retificar as barbaridades.

Fact-checking não é diferencial jornalístico, muito menos sinal de credibilidade. É só uma desculpa empolada para quem publica “fake news” em troca de cliques e likes”.

ACESSE E LEIA MAIS: Fact-checking é fake news.

***

ESTE É O TELEGUIADO
O Teleguiado é um hub de conteúdo que oferece informações, estatísticas, opiniões e entrevistas distribuídas em nove editorias: televisão, poder, música, sociedade, imprensa, cinema, rádio, humor e livros & HQ. Fonte de veículos do Brasil inteiro, é referência pela objetividade e originalidade. Saiba mais aqui.

SIGA O TELEGUIADO NAS REDES SOCIAIS
TWITTER: @blogteleguiado
FACEBOOK: teleguiado
INSTAGRAM: @teleguiadocom
YOUTUBE: teleguiado
VIMEO: teleguiado

Mais Lidas