"Manguebit" vence 14º In-Edit Brasil
"Manguebit" foi o vencedor da 14ª edição do In-Edit Brasil.
Repleto de depoimentos de compositores e produtores do manguebeat, movimento musical que viveu seu auge na década de 1990, o documentário caiu nas graças do júri do festival, composto pelo jornalista André Barcinski, pela produtora cultural Andréa Alves, pela cineasta Juliana Vicente e pela documentarista Beth Formaggini.
"O prêmio vai para um filme que, com um trabalho magistral de recuperação de acervo e montagem, eterniza um movimento não apenas musical, mas cultural, que uniu os sons pernambucanos com a música do mundo e criou um estilo único", relataram.
Cafi, de Lírio Ferreira e Natara Ney, recebeu um prêmio especial "pela beleza de suas imagens e a liberdade narrativa desse tributo a um grande criador de imagens, muitas delas dedicadas a artistas e capas de discos icônicos da música brasileira".
e uma Menção Honrosa para o documentário Alan, de Daniel Lisboa e Diego Lisboa (Irmãos Lisboa), "pelo processo de realização e por revelar um personagem único, que usou a força de sua arte para levar beleza a seu mundo tão duro".