Conecte-se conosco

Cinema

Censura impediu TV de exibir “Último Tango em Paris” em São Paulo

A Band não pôde exibir “Último Tango em Paris” em São Paulo na ocasião de sua estreia na TV brasileira, em 29 de novembro de 1985. O filme, liberado pela Divisão de Censura da Polícia Federal depois de uma década de negociações, foi censurado na maior cidade do país por determinação do juiz Ademir de Carvalho Benedito, que concedeu liminar favorável à representação iniciada pelo colega José Geraldo da Fonseca, do Tribunal de Alçada Criminal.

O documento entregue ao Poder Judiciário explicitava que “Último Tango em Paris” possuía “cenas de sexo anormal, linguagem grosseira e situações obscenas”, tornando-se “impróprio à boa formação moral e psicológica dos menores sujeitos a sua contemplação” e irregular sob o ponto de vista do Código de Menores, o antecessor do ECA.

“Nem que fosse a história de São Francisco de Assis. Sendo proibido para menores de 18 anos, não pode passar na televisão”, professava Fonseca, que admitia publicamente jamais ter assistido “Último Tango em Paris”.

Coube à TV Globo, anos depois, a honraria de exibir em rede a versão sem cortes do longa dirigido pro Bernardo Bertolucci.

Mais Lidas