Conecte-se conosco

Livros & HQ

Jesuíta Barbosa participa da Casa da Cultura de Paraty

O ator Jesuíta Barbosa é um dos nomes confirmados na segunda “estadia” da TV Globo pela Casa da Cultura de Paraty. Parte da 16ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), o espaço recebe, até a noite de hoje, mesas de debates sobre estilos literários, sessão comentada de minidocumentários e saraus de poesias.

Com o objetivo de apresentar novos nomes da literatura ao público, a 5ª edição do ciclo Páginas Reveladas reunirá jovens roteiristas e poetas para uma conversa com o público sobre influências, processos de criação e inspirações em duas mesas: uma sobre roteiros e outra sobre poesia. ‘Páginas Reveladas – Roteiristas’ terá a participação de Ananda Radhika (SP), Mariana Luiza (RJ) e Milena Manfredini (RJ), com mediação de Rosane Svartman. Já o segundo encontro, que terá a participação da atriz e escritora Elisa Lucinda, contará com Matheus de Araújo (RJ), Wallacy Neto (GO) e Ana Guadalupe (PR). Após a mesa, os jovens poetas convidarão o público a participar de uma batalha de poesias.  

Os desafios da transposição de obras literárias para a TV será tema do debate que marcará mais uma etapa do projeto Assista a Esse Livro, parceria entre a Globo, Companhia das Letras e a Amazon.com.br que reforça a relação da Globo com as adaptações literárias. Participam da conversa o ator Jesuíta Barbosa (que participou das adaptações para a TV de ‘Ligações Perigosas’ e ‘Amores Roubados’), o roteirista Marçal Aquino (um dos autores da série ‘Carcereiros’), a autora Maria Adelaide Amaral (que adaptou obras como ‘Os Maias’ e ‘A Casa das Sete Mulheres’) e a jornalista Bianca Ramoneda. Como parte do projeto Assista a Esse Livro, será lançado na Flip o e-Book com cenas conectadas do livro ‘Carcereiros’, de Drauzio Varella, obra em que foi livremente inspirada a série protagonizada por Rodrigo Lombardi. 

Além dos debates, a programação da Globo abrirá espaço para a valorização do território e da cultura locais com a exibição dos cinco minidocs Paratyé produzidos por jovens de Paraty. Os filmes são resultado de oficinas de audiovisual promovidas pela Globo em maio. As exibições terão os comentários do escritor Paulo Lins (autor de ‘Cidade de Deus’) e do jornalista e crítico de cinema, Rodrigo Fonseca.     

A homenageada da Flip em 2018, Hilda Hilst, ganhará uma sessão especial no sábado pela manhã. O público poderá assistir à leitura dramatizada de poesias e textos de Hilda por Tainá Müller, que interpretará a autora no cinema, Jesuíta Barbosa, Elisa Lucinda e Bianca Ramoneda.

A cobertura da programação da Globo na Flip será feita pelas mídias sociais da Globo e no site http://redeglobo.globo.com/

A entrada na Casa da Cultura de Paraty é gratuita.

Mais Lidas